7 de agosto de 2014

O QUE É UM MAU (FALSO) AMIGO?


"O que é um mau (falso) amigo?" - este foi o tema da redação solicitada pela minha professora de português aos meus treze anos, querida "Cida" Santana. Meus colegas da 7ª série do ensino fundamental não tinham dúvidas: "falso amigo" era alguém que se fingia ser legal com você, mas não era. Todas as respostas se norteavam por este significado, exceto a da minha redação.
Certo, eu nunca fui o "aluno nota 10", o perfeito "another brick in the wall" de Pink Floyd. Sempre estive um pouco fora do padrão, mesmo. Costumo enxergar as coisas de outras perspectivas e estas nem sempre são aceitas pelos outros.
No dia da entrega das redações corrigidas, a professora fez questão de comentar duas redações, dentre as quais uma era a minha. Ela também não precisava ter dito que levou minha redação para dois amigos dela, que eram psiquiatras, analisarem. Detalhe desnecessário, já que a turma de pré-adolescentes certamente iria rir e me qualificar de louco. E eles não precisavam saber das minhas maluquices tão cedo! (Risos eternos!).
A razão da minha redação ter sido objeto de análise pela docente foi a divergência com as demais. Eu gostaria muito de ter aqui o inteiro teor do documento, mas só tenho algumas lembranças. Mas recordo bem que, para mim, "mau amigo" era algo inexistente. Expus, de alguma maneira, que o substantivo "amigo" era incompatível com o adjetivo "mau", porque a palavra "amigo" já carregava, em seu significado, a ideia de "bom" (é, eu já gostava de filosofar, mesmo sem conhecer os filósofos renomados). Intrinsecamente, "amigo" é verdadeiro. Se alguém for falso, contigo, ou "mau" (como costumamos dizer na infância ou tenra adolescência), essa pessoa não é e nunca foi seu "amigo".
Redigi essas coisas aos treze anos, mas carreguei e carrego a postura compatível com estas minhas ideias desde o início das minhas amizades. Amizade envolve necessariamente: lealdade, estima (consideração), benevolência, dedicação, honestidade etc. na relação. Em suma: bons valores. É certo que ninguém é perfeito, erros ocorrem, como em todas as relações humanas, mas não pode haver amizade se não há bondade presente. Se a malevolência marca uma relação, se da convivência resultam apenas prejuízos, essa relação não é de amizade; é de inimizade, parasitismo ou algo de outro gênero.

Este texto vai em dedicação a um amigo: Igor de Mendonça Loureiro.

Um comentário:

Unknown disse...

Pow, brother!
Fico feliz por saber q sou merecedor de tamanha homenagem... Ñ posso negar q fiquei emocionado.
Ñ preciso falar qto valor dou à amizade e sinto a recíproca em ti.
Grande abraço, meu amigo!
Obrigado!

Postar um comentário